Curso de Graduação em Medicina Veterinária
Published: 20/01/2020 - 13:49
Last modification: 20/01/2020 - 13:49
Representação da Faculdade de Medicina Veterinária no Âmbito Regional
A Faculdade de Medicina Veterinária presta serviços à região, desde 1971, quando foi criada. Em 1972 foi realizado seu primeiro vestibular. Em janeiro de 1973, a Faculdade de Medicina Veterinária, até então sediada na cidade de Tupaciguara, foi incorporada à Universidade de Uberlândia. No ano de 1974, o Conselho Universitário aprovou sua transferência definitiva para Uberlândia. O Conselho Federal de Educação, em 1977, reconheceu o Curso de Medicina Veterinária, que foi federalizado em 1978, com a criação da Universidade Federal de Uberlândia. Em abril de 1999, o MEC aprovou o novo estatuto da Universidade Federal de Uberlândia, que estabeleceu a criação de unidades acadêmicas, e a partir daí foi instituída a Faculdade de Medicina Veterinária - FAMEV. Atualmente, a Faculdade de Medicina Veterinária tem seu quadro de pessoal composto por 47 docentes, sendo 42 efetivos e 5 substitutos, e 17 servidores técnico administrativos que atuam em seus laboratórios e no setor administrativo. A faculdade tem 1.868 matrículas de alunos em 56 disciplinas do ciclo profissionalizante da graduação, totalizando uma carga horária de 3.900 horas/aula por semestre. Além das atividades curriculares normais, os acadêmicos têm oportunidade de desenvolver trabalhos de monitoria, estágios em laboratórios, no Hospital Veterinário, nas Fazendas Experimentais e em instituições públicas e privadas. A Faculdade de Medicina Veterinária está consciente do seu papel geopolítico na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e estados vizinhos. Sendo assim, procura oferecer aos alunos condições para que sejam adquiridos conhecimentos concernentes à realidade e às necessidades concretas do homem do campo nas regiões onde atua. Tem como objetivo principal, formar um profissional capaz de participar de projetos científicos e de atividades técnicas de produção e de extensão e que tenha visão eclética e capacidade crítica e construtiva.
Fazendas Experimentais
A Faculdade de Medicina Veterinária possui 2 propriedades rurais/laboratórios com um laticínio, um rebanho leiteiro com média diária de 25 litros de leite por vaca, fábrica de ração, suinocultura, piscicultura, caprinocultura, eqüinocultura, ovinocultura e granjas de aves.
Essas estruturas são geridas pela Fundação de Desenvolvimento Agropecuário – FUNDAP e são de fundamental importância para a formação de um profissional qualificado para o mercado de trabalho. No entanto, as fazendas/laboratórios estão ficando com a sua infra-estrutura de funcionamento ameaçadas pela falta de recursos, o que poderá vir a comprometer a qualidade do ensino ministrado.
Revista Veterinário Noticias
A Faculdade de Medicina Veterinária possui um periódico semestral, com tiragem de 1.000 exemplares e com publicação, em português e inglês, de temas sobre Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências afins. Já foram publicados na revista 153 artigos, desde o ano de 1995.
Pesquisa e Extensão
Além dos projetos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, a Faculdade de Medicina Veterinária mantém convênios de Iniciação Científica e Aperfeiçoamento com o CNPq/FAPEMIG/UFU. As atividades de extensão levam o aluno a familiarizar-se com as etapas associadas à produção agropecuária. Têm por objetivo a transferência de tecnologia e difusão de inovações aos agricultores e à população rural. São executados projetos de extensão em municípios das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul do Estado de Goiás. Em Uberlândia, os alunos de graduação realizam, sob a orientação de professores, atendimento clínico em bairros da cidade, encaminhando os procedimentos cirúrgicos para o Hospital Veterinário. Vale lembrar que todos os serviços prestados à comunidade e demais atividades estão, atualmente, suspensos devido à greve que atinge toda a Universidade Federal de Uberlândia.
Av. Ceará - s/nº - Bairro Umuarama
Uberlândia - MG - CEP 38400-902