Por onde andam nossos Egressos?
Publicado: 01/11/2019 - 19:50
Última modificação: 17/01/2020 - 10:56
Por Juliana Ferreira Melo
“Ingressei na UFU no ano de 2002 na 54° Turma do Curso de Medicina Veterinária da FAMEV e finalizei minha graduação no ano de 2007. Confesso que o momento do ingresso e a formatura foram momentos de superação e realização profissional. A vida é um constante aprendizado e só damos conta do tamanho da força e capacidade de superação que temos à medida que os anos passam e a maturidade vem juntamente. Digo isto porque conseguir ingressar em uma Universidade Pública há 17 ou 20 anos atrás não era um projeto de vida muito fácil e ingressar na UFU foi o primeiro passo da realização do sonho de me formar”, destaca.
Maria Emília De Souza (Departamento de Garantia da Qualidade em indústria de alimentos de origem animal) – Foto: arquivo pessoal
“O passo seguinte era manter o foco, superar todos os desafios diários que a vida apresentava, para conseguir concluir o curso. Parte desta conquista agradeço muito à minha mãe que sempre me incentivou a estudar. O entendimento da importância de me dedicar aos estudos veio mais tarde, no momento da aprovação no vestibular e posteriormente com a colação de grau. A minha passagem pelo curso foi marcada por muita dedicação aos estudos e sempre procurando uma forma de colocar em prática o que já havia aprendido”.
“Durante a graduação fui monitora da disciplina de Patologia Clínica Cirúrgica e me dediquei a realizar estágios extracurriculares nas diferentes áreas de atuação indo desde a clínica de pequenos e grandes animais, passando pela área de laboratório de produção de medicamentos e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. Recém-formada, atuei durante seis anos na área de clínica e cirurgia de pequenos animais, neste período me especializei no tema”, conta.
“Atualmente trabalho na indústria de alimentos de origem animal no departamento de Garantia da Qualidade. Para aprender mais sobre o tema, cursei duas pós-graduações e venho aprimorando os conhecimentos com a realização de cursos de aperfeiçoamento. Estou completando sete anos nesta área, e uma coisa que me chama muito a atenção é que, quando digo às pessoas que atuo nesta área, muitas dizem: “- mas você não está atuando na área de medicina veterinária?” Trabalhar na área de Garantia da Qualidade é sim ser veterinário, pois trabalhamos pela segurança dos alimentos e por consequência garantimos e reforçamos a saúde pública”.
“A Garantia da Qualidade é uma área que te desafia sempre a buscar novos conhecimentos, e a base que o curso de medicina veterinária proporciona faz toda a diferença para a formação do profissional. Na área da garantia da qualidade o profissional atua fazendo a interface de campo com a fábrica de forma a garantir a sanidade dos lotes de animais a serem abatidos, trabalha para o atendimento de requisitos legais de órgãos fiscalizadores e para o atendimento de requisitos de certificação de padrão de qualidade e segurança dos alimentos exigidos por diferentes clientes nacionais e internacionais. Além disso, o profissional pode atuar como responsável técnico”.
“A Faculdade de Medicina Veterinária foi mais que uma escola para minha formação profissional, e sempre que preciso está de portas abertas como referência na busca de conhecimento. Agradeço aos professores da FAMEV, colegas de curso e de profissão que passaram em minha vida, cada um com seu jeito particular de ser, contribuíram para a profissional que sou. E aos futuros colegas de profissão desejo todo sucesso”, menciona.
O que diria aos futuros Médicos Veterinários, alunos da Medicina Veterinária da UFU?
“O curso de medicina veterinária permite aos alunos uma gama de oportunidades de atuação profissional, e identificar a área que se tem afinidade durante a graduação ajudará na construção de uma carreira sólida. Além disso, é importante que a disciplina com os estudos e a busca por conhecimento após se formar, continue ao longo da vida profissional. O mercado de trabalho está em constante mudança e sempre exigindo mais dos profissionais, por isso além dos conhecimentos técnicos adquiridos durante o curso, é importante que o futuro médico veterinário invista em cursos de desenvolvimento pessoal e esteja atento ao que o mercado de trabalho exige de um bom profissional”.
“O mercado para os profissionais de veterinária vem se especializando muito, e ao longo da minha carreira profissional e vivenciando a experiências de colegas de profissão que se formaram depois, ingressar no mercado de trabalho é um desafio diferente de quando me formei. Atualmente o mercado oferece muitas oportunidades em diversas áreas, que a pouco tempo atrás nem se pensava que poderiam existir, e estar preparado para este momento poderá ser o diferencial de sucesso para a carreira. Além de estar preparado tecnicamente e de entender o que o mercado espera, é importante que o profissional conheça suas potencialidades, tenha clareza de seus objetivos tanto da vida pessoal como da vida profissional, e acima de tudo, ter disciplina para trabalhar para a conquista de seus sonhos”, finaliza Maria Emília de Souza.