Por onde andam nossos Egressos?
Publicado: 29/11/2019 - 18:02
Última modificação: 18/02/2021 - 16:24
Por Juliana Ferreira Melo
Aluno egresso da 39ª turma do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Daniel Simões Targa atualmente é Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Atua no 3º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal em Uberlândia – 3ª SIPOA/Uberlândia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Daniel Simões Targa (Auditor Fiscal Federal Agropecuário) – Foto: arquivo pessoal
“Durante a graduação estive no Diretório Acadêmico (DACAW) tanto como membro quanto presidente, época em que criamos a festa junina “Pega no Quentão da Vet”. Além disso, participei do jornal Anamnese, tendo como conteúdo o próprio curso de Medicina Veterinária, sendo veiculado em edições mensais, impressas em mimeógrafo. Atuei na organização do evento que atualmente é conhecido como Semana Científica de Medicina Veterinária e Zootecnia (SECIVET), quando foi promovido em parceria com o curso de Agronomia, recebendo a nomeação de Semana de Ciências Agrárias (SECA). Desta forma, participei da organização de mini-cursos como: “Medicinas Alternativas na Veterinária: Acupuntura, Homeopatia, Medicina Ortomolecular e Iridologia” e “Manejo de Animais Silvestres”, recorda.
“Durante a graduação, como representante discente do Conselho de curso participei da votação para admissão da recém-criada empresa júnior, a CONAVET. Para mais, realizei estágios na área de Aquicultura e Bovinocultura de Leite, realizando Extensão Rural. Nos laboratórios de Genética e Bioquímica e de Imunologia, fui orientado pela Dra. Ana Maria Bonetti, do curso de Ciências Biológicas, como bolsista do CNPq, com pesquisas de uso de própolis no tratamento de sarcoma, tema de minha Monografia. Vale ressaltar que participei como aluno especial de Mestrado da Veterinária por dois anos. E toda a experiência acadêmica mencionada contribuiu para minha formação e me ajudou como profissional”, menciona.
“Finalizando o período acadêmico, em julho de 1999, iniciei posteriormente minha vida profissional na COPERVALE, Cooperativa de laticínios em Uberaba/MG, atuando em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais - Bovinos de leite, além de qualidade do leite a campo. Também trabalhei como Médico Veterinário no Hospital Veterinário da UNIUBE/FAZU em Uberaba, em clínica e cirurgia. Atuei em Inspeção de Carnes no Abatedouro Municipal de Campina Verde/MG, aonde fui professor na Escola Agrícola, na formação de Técnicos Agropecuários. Depois trabalhei na área técnico-comercial junto à Nestlé na área de alimentos para gatos e cães”, relembra.
“Em 2004 iniciei no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como Auditor Fiscal Federal Agropecuário, tendo atuado junto a frigoríficos e atualmente com laticínios. A sólida formação da UFU permitiu que eu passasse no concurso público do MAPA, sendo que vários colegas são egressos da UFU”, destaca. Inclusive, quando questionado sobre o que diria aos alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente aos discentes que pretendem seguir sua área de atuação, Daniel destaca a importância de realizar estágios na área de interesse ao longo da graduação. “Sugiro aos acadêmicos interessados neste segmento, que procurem estágios na área de Inspeção de Produtos de Origem Animal para aprimorarem seus conhecimentos” finaliza.