Núcleo de Assistência Estudantil do Curso de Medicina Veterinária (NAE-VET)
Publicado: 22/09/2020 - 12:36
Última modificação: 26/02/2024 - 14:38
Núcleo de Assistência Estudantil do Curso de Medicina Veterinária (NAE-VET)
O NAE-VET é um espaço de acolhimento e escuta empática para os discentes do curso de Graduação em Medicina Veterinária. Muitas são as dificuldades encontradas por alguns alunos no decorrer da Vida Universitária, dentre elas podem-se citar: dificuldade pessoal de adaptação à vida estudantil ou habilidades de estudos; dificuldades relativas à formação escolar anterior (falta de conteúdos); dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho; desmotivação dos estudantes acerca do curso escolhido ou para os estudos de forma geral; falta de hábito de estudo; didática utilizada em sala de aula pelos professores; reprovações constantes; dificuldade com o modelo de avaliação adotado; dificuldades de adaptação à organização didático-pedagógica (regime semestral, matrícula por unidades curriculares); dificuldade financeira; dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho; distância de casa a Universidade, aliada à dificuldade de transporte; falta de apoio da família, dentre outras.
Para amenizar o problema pretende-se realizar atendimentos estudantis, através da metodologia da escuta empática, e quando necessário buscar programas instituições de Assistência Estudantil que muitas vezes são desconhecidos pelos estudantes e previstos na UFU.
Objetivo Geral
• Acolher, escutar e orientar o discente do curso de Medicina Veterinária na busca por programas institucionais que garantem o acesso, a permanência e a conclusão do seu curso de graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.
Objetivos Específicos
I. Promover o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes de Medicina Veterinária, na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino;
II. Proporcionar ao aluno com necessidades especiais condições básicas para o desenvolvimento acadêmico;
III. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, no que diz respeito às condições econômicas, sociais, políticas, culturais, físicas e psicológicas;
IV. Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, buscando minimizar a reprovação e a evasão escolar, por meio da redução dos efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais;
V. Promover e ampliar a formação integral dos alunos, estimulando e desenvolvendo a criatividade, a reflexão crítica, as atividades e os intercâmbios: cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico;
VI. Promover a igualdade étnico-racial e de gênero, a diversidade sexual, as ações afirmativas e a formação de cidadania;
VII. Preservar e difundir os valores éticos de liberdade, igualdade e democracia.