Acontece

Por onde andam nossos Egressos?

Confira a entrevista concedida por Fábio Luiz Rocha, egresso da 39ª turma e um dos fundadores da CONAVET, Empresa Júnior da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU.
por Kênia Carrijo
Publicado: 27/09/2019 - 15:10
Última modificação: 17/01/2020 - 10:56

Por Juliana Ferreira Melo

 

          Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 1999, com extensão pela Universidade de Minnesota – EUA em 2000, Fábio Luiz Rocha foi um dos fundadores da CONAVET – Empresa Júnior dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFU. O profissional, que hoje atua como gestor de negócios, é pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em gestão comercial e especialista em coaching profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching.

 

Fábio Luiz Rocha – Foto: arquivo pessoal

 

           “Atualmente exerço o cargo de gestor de negócios na Crosara Consultoria, com sede em Uberlândia, e faço parte do conselho diretor da DNA South America em Campinas - SP, empresa norte americana de genética de suínos, que está iniciando suas atividades no Brasil e América do Sul. Contribuo também com artigos ligados a gestão de pessoas e negócios na coluna Suigestão, do site suino.com”, destaca.

          “Comecei minha carreira trabalhando em empresas de genética de suínos nos EUA e no Brasil, como assistente técnico. Em 2003 ingressei no laboratório Shering-Plough, hoje MSD, como coordenador de território. De 2007 a 2013, atuei como gerente de distribuidores e de território no laboratório Novartis, incorporado à Elanco recentemente. No ano de 2014, volto a atuar no ramo de genética na empresa DB Genética Suína. No final do ano de 2016 assumo o desafio na Crosara Consultoria de coordenar um projeto de implantação de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), em revendas agrícolas. Hoje, como consultor de negócios, trabalho em áreas de análise de mercados e na implantação de métodos de gestão, treinamentos e palestras”, revela.

          “Durante minha graduação, fundei com alguns colegas, a Equipe de Emergências Veterinárias. Tal ideia partiu da necessidade de intensificar o conhecimento prático em clínica e cirurgia. Fazíamos atendimento a domicílio, com o apoio de alguns residentes e encaminhávamos casos mais graves e cirurgias para clínicas veterinárias e para o próprio Hospital Veterinário da UFU.

          "Na sequência, fundamos em julho de 1998, a CONAVET, Empresa Júnior da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU, como forma de ampliar programas de extensão e de capacitação técnica e comportamental dos alunos, além de oferecer consultoria a preços acessíveis aos produtores. Na época, tivemos apoio de professores, de pessoas de outros cursos e universidades, da imprensa e de empresários que acreditaram no projeto. Foi uma experiência maravilhosa que nos abriu oportunidades para a vida. Fico extremamente orgulhoso ao ver as novas gerações de estudantes acreditando nessa ideia, fazendo a CONAVET se reinventar e se manter viva e atuante até hoje!”

 

O que diria aos alunos do curso de Medicina Veterinária da UFU?

 

            “A mensagem que gostaria de deixar aos alunos, independente do curso e área que queiram atuar, é que não se limitem e não se conformem em fazer o convencional. Vivemos a Era Ágil, onde as transformações ocorrem de forma rápida, trazendo muitos desafios, mas infinitas possibilidades. Não se restrinjam aos limites da universidade. Procurem novas conexões, interajam cada vez mais com a sociedade, compartilhem conhecimento e desenvolvam relacionamentos pessoais, isso ainda é muito importante e é o que se espera do profissional do futuro”, ressalta Fábio Luiz Rocha.