Curso de Graduação em Zootecnia
Publicado: 04/07/2018 - 08:27
Última modificação: 12/11/2024 - 15:59
O Curso de Graduação em Zootecnia foi viabilizado pelo Plano de Desenvolvimento e Expansão da Universidade Federal de Uberlândia para o período de 2008-2012, com recursos do Programa de Apoio e Expansão das Universidades Federais - REUNI. O processo se iniciou na data de 16 de abril de 2007, quando o Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. Arquimedes Diógenes Cilone, em visita à Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV), manifestou que seria oportuno que esta Unidade Acadêmica empreendesse a análise, discussão e elaboração de um projeto que viabilizasse a criação e implementação do Curso de Graduação em Zootecnia. O assunto foi levado à apreciação do Conselho da FAMEV e a proposta foi aprovada por unanimidade.
No primeiro semestre de 2010 teve ingresso a primeira turma do Curso de Graduação de Zootecnia e nesse mesmo ano aconteceram os primeiros concursos para preenchimento as vagas de docentes do curso, sendo o quadro docente finalizado com as últimas contratações que ocorreram entre o final de 2013 e o início de 2014. O Curso de Graduação em Zootecnia teve seu Reconhecimento pelo MEC em portaria publicada em Janeiro de 2015 (SERES, 2015) com conceito 4, e a primeira turma do Curso formou-se ao fim do segundo semestre letivo de 2014.
O Projeto Pedagógico do Curso sofreu duas alterações ao longo desse período, realizadas no âmbito da PROGRAD. A primeira alteração foi realizada no primeiro semestre letivo de 2014 e a segunda alteração no segundo semestre letivo de 2015. As alterações prévias a este Projeto Pedagógico consistiram em modificação de pré-requisitos, alteração do horário e período de algumas disciplinas e alteração na redação de cerca de 5% das ementas do curso.
As atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao Curso de Zootecnia são desenvolvidas nos diversos Laboratórios Didáticos da FAMEV, que por sua vez estão distribuídos nos Campi Umuarama e Glória, e nas Fazendas Experimentais Capim Branco e Glória. Da mesma forma são utilizados para esses fins os Laboratórios Didáticos das unidades que ofertam disciplinas para o curso de Zootecnia: Faculdade de Educação (FACED), Faculdade de Matemática (FAMAT), Faculdade de Engenharia Civil (FECIV), Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM), Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), Instituto de Economia (IEUFU), Instituto de Biologia (INBIO), Instituto de Ciências Sociais (INCIS), Instituto de Física (INFIS) e Instituto de Química (IQUFU), que se encontram nos Campus Santa Mônica e Umuarama.
Desde o ano de 2011 o Curso de Zootecnia possui um Programa Institucional de Educação Tutorial (PET) que atua nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, articulando a inserção do futuro Zootecnista na região. O grupo PET visa a formação de profissionais capacitados para lidar com demandas atuais e futuras, indivíduos capazes de promover a cidadania interna e externamente à academia ao longo de suas vidas e a capacitação de profissionais para analisar e propor soluções sistêmicas, ou seja, que considere não somente atividades intrínsecas a Zootecnia, como também considere os demais agentes de uma cadeia produtiva, meio ambiente e sociedade em suas decisões.
O Curso de Graduação em Zootecnia promove diferentes Grupos de Estudos e Pesquisas que permitem ao discente um aprofundamento de temas em que possui mais afinidade, despertando o senso crítico e expandindo sua compreensão. Os Grupos de Estudo favorecem a interação dos discentes com alunos de outros cursos da UFU e a atualização profissional do discente e docente em áreas específicas do conhecimento. Coordenados pelos docentes do Curso de Graduação em Zootecnia são desenvolvidos os grupos: Grupo de Estudos em Comportamento e Bem Estar Animal, Grupo de Estudos em Forragicultura e Pastagens; Grupo de Estudos em Suinocultura; Grupo de Estudos em Melhoramento Genético Animal; Grupo de Estudos e Pesquisa em Nutrição de Ruminantes, Grupo de Estudos sobre Parasitos de Animais, Grupo de Estudos de Bovinocultura de Corte, Grupo de Estudos em Nutrição e Bem-Estar de Animais de Estimação e Grupo de Estudos em Aquicultura. Com relação à Unidade Acadêmica, entre os grupos de estudos coordenados por demais docentes da FAMEV nos quais participam os alunos do Curso de Zootecnia, estão: Grupo de Estudos em Ciências Avícolas e Grupo de Estudos de Animais Selvagens.
Desde a sua criação o Curso de Zootecnia, por meio de seus docentes, tem procurado estimular os discentes a participarem de diferentes programas de Iniciação Científica, aprovando, desde o início do curso inúmeros projetos em agências de fomento para bolsas e projetos de pesquisa, assim como projetos de participação voluntária, a citar os programas PIBIC e PIVIC. Da mesma forma, a participação com aprovação dos docentes do Curso de Zootecnia nos editais dos Programas de Iniciação Tecnológica (PIBITI) tem contribuído para o desenvolvimento acadêmico dos discentes do curso. Os docentes apoiaram também o Programa de Iniciação Científica Junior, orientando bolsistas do ensino médio.
Promovendo o incentivo à excelência e à iniciação científica, o curso de Zootecnia contou com discentes aprovados no programa Jovens Talentos para a Ciência, destinado a estudantes que tem como objetivo sua inserção precoce no meio científico.
No que se refere aos programas de ensino o Curso de Zootecnia participa com aprovações nos editais dos Programas de Bolsas de Graduação, concebido pela Pró-Reitoria de Graduação da UFU, em diversos subprogramas. Com relação às Bolsas de Monitoria, desde o início do curso tem-se mantido de 8 a 10 alunos bolsistas por ano, contando também com a participação monitores voluntários, envolvendo assim docentes, discentes e técnicos administrativos no processo de ensino-aprendizagem.
O Curso de Graduação em Zootecnia, desde seu início, através de seu corpo docente, discente e de técnicos administrativos, vem promovendo eventos científicos na busca de aumentar os conhecimentos de seus discentes e atualização dos docentes. Esses eventos atendem não somente a comunidade universitária, como todos os envolvidos na produção pecuária, em sua forma mais holística. Dentre esses eventos destacam-se as Semanas do Curso de Zootecnia; Simprucerrado; UDILEITE, ciclos de palestras organizados por grupos de estudos, mini cursos de forragicultura , reprodução e palestras pontuais com profissionais de renome nacional, além de eventos como Workshop da Indústria Pet Food, direcionados a área de nutrição e alimentação de cães e gatos.
Os discentes podem complementar sua formação através dos programas de Mobilidade Nacional e Internacional. Nos últimos anos o Curso de Graduação em Zootecnia tem encaminhado discentes, para estes programas através de convênios nacionais e internacionais, bem como recebido alunos de outras instituições nesses mesmos programas, favorecendo o intercâmbio de informações, de cultura e de valores.
Além das iniciativas citadas em diversas áreas dos campos do saber da Zootecnia, seus docentes desenvolvem projetos de pesquisas financiados pelo CNPq, Fapemig e Capes, projetos de Pesquisa de Ação Continuada como o Programa Pecuária Sustentável: O Nelore do Portal do Cerrado, Avaliação Genética para Eficiência Alimentar em Bovinos de Corte Usando o Sistema Grow Safe, entre outras iniciativas. Destaca-se também que o curso já recebeu alunos de pós doutoramento, que puderam contribuir na construção científica de nossos discentes e favorecer a integração entre graduação e pós graduação.
O Curso de Zootecnia tem formado profissionais que contribuirão para o desenvolvimento social, tecnológico e científico do Triângulo Mineiro, região de importância expressiva no contexto agropecuário nacional, mas aptos também para atuar profissionalmente nas demais regiões do país e em contextos globais.
A Universidade Federal de Uberlândia está inserida na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, localidade com atividade pecuária de intensa importância no contexto sócio econômico nacional. A região é um importante pólo avícola, possui expressiva importância na bovinocultura de corte e leite, e apresenta potencial para o desenvolvimento de uma aquicultura significativa em função da fartura em recursos hídricos, além de ter evidência em outras atividades ligadas à profissão do Zootecnista.
Uma característica muito importante que também favoreceu o desenvolvimento da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foi sua localização geográfica privilegiada, que possui uma das mais importantes malhas viárias do país, assim como ferrovias, portos secos, aeroportos, caracterizando a região como estratégica para diversas atividades. Uberlândia igualmente é considerada pólo econômico regional e possui a presença de grandes empresas ligadas aos sistemas logísticos e distribuidores de produtos agroindustriais (BERNARDES e FERREIRA, 2013).
Deve-se levar em consideração também que Uberlândia está inserida no bioma do Cerrado, que se caracteriza como o segundo maior bioma brasileiro (GENARO e CHELOTTI, 2010) apresentando cerca de 5% da biodiversidade do planeta. Essa região vem sofrendo grandes impactos socioeconômicos e ambientais nas últimas três décadas, a partir da expansão da agricultura modernizada e desenvolvimento da agropecuária nacional. A nova forma de “modernização” deve ocorrer através das perspectivas autônomas e relacionais entre a sociedade rural, agricultura e a natureza numa ação interativa solidária. Dessa maneira, a nova forma de construção do Espaço Rural origina-se na natureza e no agricultor e os benefícios da produção agrícola corresponderão à respeitabilidade contínua entre a natureza, agricultura e comunidades rurais (DE SANTANA SOUZA, 2011), sendo imprescindível que o profissional Zootecnista esteja apto a atuar levando em consideração o desenvolvimento econômico, porém minimizando os impactos da atividade sobre o meio ambiente, respeitando as diferenças sociais de maneira inclusiva.
As informações citadas realçam a importância do profissional Zootecnista, que deverá contribuir para o desenvolvimento da região, contudo mantendo-se sempre alinhado com as mudanças que ocorrem em um contexto mais amplo. Atualmente, as profissões que lidam com animais passam por uma transformação central para atender a valorização do bem-estar dos animais, com uma demanda de conhecimento e atuação nesta área (MOLENTO, 2008). Assim, boas práticas de bem-estar animal podem ajudar a manter a prosperidade e o emprego rural. Para a FAO e Comissão Europeia (2014), o bem-estar animal deve estar no centro da sustentabilidade, pois, não apenas resulta em mudança de valores, mas em valor agregado para todos os envolvidos, assegurando o direito à alimentação e nutrição adequada, sustento, condições decentes de trabalho e justiça social geral, e bens globais comuns como biodiversidade e recursos naturais.
O Brasil, com seu destaque na agricultura e pecuária, tem grande responsabilidade no contexto de formar profissionais comprometidos com temas atuais e de suma importância para a sobrevivência de animais, humanos e meio ambiente (BENTO, 2016), ou seja, a capacitação e atuação do profissional Zootecnista, em um contexto mais social em busca de igualdade de direitos, atendendo a todos os segmentos de produção animal de maneira igualitária e inclusiva, ética e sustentável.
BR 050 / KM 78
Uberlândia - MG - CEP 38410-337
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Resultado da avaliação da Coordenação de Curso - 2023-1 e 2023-2 | 397.68 KB |